12/03/2024

CA da Caixa: votação para eleger Fabi começa na segunda-feira (11)!

A partir das 8h de segunda-feira (11) até às 18h de quinta-feira (14), as empregadas e empregados da Caixa Econômica Federal vão escolher quem os representará no Conselho de Administração do banco, que decide a estratégia de longo prazo da Caixa, levando em conta os impactos decorrentes de suas atividades na sociedade. Todas empregadas e empregados da ativa podem votar.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e o Sindicato dos Bancários de Assis e região indicam o voto em Fabiana Uehara, que concorre à vaga no CA com o número 0002. Na votação do primeiro turno, que ocorreu de 26 a 29/02, a Fabi, como é conhecida por seus colegas de banco, foi a mais votada, com 45,09% dos votos.

“A Fabi tem um longo histórico de defesa da Caixa como banco público e nunca deixou de mostrar que as empregadas e empregados são prioridade nesta luta”, afirmou a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, ao lembrar que Fabiana Uehara esteve em todas as lutas em defesa das empregadas e dos empregados da Caixa nesses últimos anos.

Como votar

Para eleger sua representante no CA da Caixa, as empregadas e empregados devem acessar o site eleicaoca.caixa.gov.br/siele e, na página de votação, digitar 0002.

“A participação no primeiro turno já foi muito boa, mas sempre esperamos que seja maior. Quanto maior a votação, maior a representatividade de quem vencer a eleição nos embates que terão que ser travados no Conselho. Por isso, estamos orientando a todas as empregadas e empregados que já votaram no primeiro turno, a votar agora novamente e pedir para seus colegas que não participaram da eleição a exercerem este direito na semana que vem”, disse o empregado da Caixa em São Paulo e dirigente da Contraf-CUT e da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Rafael de Castro.

“É fundamental termos no CA uma conselheira com pulso firme, como a Fabi, que já mostrou que não se cala diante de ataques ao banco ou às empregadas e empregados”, reforçou a empregada da Caixa em Minas Gerais e diretora executiva da Contraf-CUT, Eliana Brasil.

“A Fabi é jovem, tem a capacidade e a disposição necessárias para fazer o que é preciso ser feito no CA e, ao mesmo tempo, tem a experiência de organização e coordenação da luta por direitos e melhores condições de trabalho para as empregadas e empregados. Ela tem lado nesta luta, o lado dos trabalhadores”, completou Rafael.

Propostas

Fabiana Uehara está em plena sintonia com os anseios das empregadas e empregados e é apoiada pela Contraf-CUT, pela Fenae e pela grande maioria das entidades de representação e associativas dos trabalhadores em todo o país.

Veja abaixo as principais propostas da Fabiana Uehara ou, se preferir, baixe o PDF com o boletim de sua campanha.
 
Lutar pela alteração do atual estatuto do banco, que permitiu o fatiamento e venda de partes da Caixa e limita direitos dos empregados, como na restrição para o custeio do Saúde Caixa;
Atuar no Conselho em sintonia com as reivindicações dos empregados, na busca por melhores condições de trabalho;
Cobrar o resultado das apurações das denúncias de assédio por parte de ex-dirigentes;
Trabalhar em conjunto com as entidades pela adoção de uma política de combate ao assédio moral, sexual e demais formas de violência organizacional;
Garantir a efetiva transparência na gestão da empresa;
Atuar pelo fortalecimento da Caixa:
Pela reincorporação das subsidiárias;
Pela manutenção da exclusividade na administração das loterias;
Pela exclusividade da manutenção do penhor.
E mais!

- Fabiana Uehara pautará a política de remuneração da Caixa, defendendo a participação dos empregados na definição de programas como o Bônus Caixa, comissões pela venda de produtos etc.

- Fabiana Uehara cobrará resolução das “pendências” deixadas pelas gestões anteriores, causadas, por exemplo, pelos processos de reestruturação.
Fonte:

MAIS NOTÍCIAS