11/03/2024

CA da Caixa: votação começa na segunda-feira (11)

A partir das 8h00 de segunda (11) até às 18h00 de quinta-feira (14), as empregadas e empregados da Caixa Econômica Federal vão escolher quem os representará no Conselho de Administração do banco, que decide a estratégia de longo prazo da Caixa, levando em conta os impactos decorrentes de suas atividades na sociedade. Todas empregadas e empregados da ativa podem votar.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) indica o voto em Fabiana Uehara, que concorre à vaga no CA com o número 0002. Na votação do primeiro turno, que ocorreu de 26 a 29/02, a Fabi, como é conhecida por seus colegas de banco, foi a mais votada, com 45,09% dos votos.

“A Fabi tem um longo histórico de defesa da Caixa como banco público e nunca deixou de mostrar que as empregadas e empregados são prioridade nesta luta”, afirmou a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, ao lembrar que Fabiana Uehara esteve em todas as lutas em defesa das empregadas e dos empregados da Caixa nesses últimos anos.
Como votar
Para eleger sua representante no CA da Caixa, as empregadas e empregados devem acessar o site eleicaoca.caixa.gov.br/siele e, na página de votação, digitar 0002.

“A participação no primeiro turno já foi muito boa, mas sempre esperamos que seja maior. Quanto maior a votação, maior a representatividade de quem vencer a eleição nos embates que terão que ser travados no Conselho. Por isso, estamos orientando a todas as empregadas e empregados que já votaram no primeiro turno, a votar agora novamente e pedir para seus colegas que não participaram da eleição a exercerem este direito na semana que vem”, disse o empregado da Caixa em São Paulo e dirigente da Contraf-CUT e da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), Rafael de Castro.

“É fundamental termos no CA uma conselheira com pulso firme, como a Fabi, que já mostrou que não se cala diante de ataques ao banco ou às empregadas e empregados”, reforçou a empregada da Caixa em Minas Gerais e diretora executiva da Contraf-CUT, Eliana Brasil.

“A Fabi é jovem, tem a capacidade e a disposição necessárias para fazer o que é preciso ser feito no CA e, ao mesmo tempo, tem a experiência de organização e coordenação da luta por direitos e melhores condições de trabalho para as empregadas e empregados. Ela tem lado nesta luta, o lado dos trabalhadores”, completou Rafael.
Propostas
Fabiana Uehara está em plena sintonia com os anseios das empregadas e empregados e é apoiada pela Contraf-CUT, pela Fenae e pela grande maioria das entidades de representação e associativas dos trabalhadores em todo o país.

Veja abaixo as principais propostas da Fabiana Uehara ou, se preferir, baixe o PDF com o boletim de sua campanha.
Lutar pela alteração do atual estatuto do banco, que permitiu o fatiamento e venda de partes da Caixa e limita direitos dos empregados, como na restrição para o custeio do Saúde Caixa;
Atuar no Conselho em sintonia com as reivindicações dos empregados, na busca por melhores condições de trabalho;
Cobrar o resultado das apurações das denúncias de assédio por parte de ex-dirigentes;
Trabalhar em conjunto com as entidades pela adoção de uma política de combate ao assédio moral, sexual e demais formas de violência organizacional;
Garantir a efetiva transparência na gestão da empresa;
Atuar pelo fortalecimento da Caixa:
Pela reincorporação das subsidiárias;
Pela manutenção da exclusividade na administração das loterias;
Pela exclusividade da manutenção do penhor.
E mais!
Fabiana Uehara pautará a política de remuneração da Caixa, defendendo a participação dos empregados na definição de programas como o Bônus Caixa, comissões pela venda de produtos etc.
Fabiana Uehara cobrará resolução das “pendências” deixadas pelas gestões anteriores, causadas, por exemplo, pelos processos de reestruturação.
BANCOS PÚBLICOS, CA DA CAIXA, CONTRAF-CUT, ELEIÇÕES DA CAIXA, FABIANA UEHARA PROSCHOLDT, FENAE
Fonte:

MAIS NOTÍCIAS