01/09/2022

Sindicatos dos bancários realizam assembleias em todo o país

Sindicatos de bancários de todo o país realizam assembleias para deliberar sobre a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, bem como sobre as propostas dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) específicos do Banco da Amazônia (Basa), Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e da Caixa Econômica Federal. O Comando Nacional dos Bancários recomenda a aprovação das cinco propostas.

A votação será realizada por meio de plataforma eletrônica de votação e segue até às 19 horas desta quinta-feira (1º/9). Para votar, os bancários, filiados ou não aos sindicatos, devem acessar o link https://bancarios.votabem.com.br/ ou o link disponibilizado pelo sindicato de sua base. Por exemplo, os bancários que fazem parte da base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região devem acessar o link https://assembleia.spbancarios.com.br/.
Propostas em votação
A proposta da Fenaban, para a renovação da CCT válida para toda a categoria em todo o país, prevê a manutenção de direitos, aumento real nos vales alimentação (VA) e refeição (VR) e no teto da parcela adicional da Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR), além de inclusão de novas cláusulas sobre teletrabalho e combate ao assédio sexual e moral (leia mais sobre a proposta da Fenaban).

A proposta da Caixa para a renovação do ACT dos empregados também prevê a manutenção de todos os direitos e traz avanços importantes, como o acordo de teletrabalho e a criação do Grupo de Trabalho de condições de trabalho (leia mais sobre a proposta da Caixa).

A proposta do Banco do Brasil para a renovação do ACT dos funcionários demorou mais tempo para ser finalizada. A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB) e a direção da empresa somente chegaram a um entendimento depois que, em solidariedade aos funcionários do BB, o Comando Nacional paralisou as negociações com a Fenaban até que o BB desistisse de tentar retirar direitos dos funcionários. Após a pressão exercida pelo Comando e pelos funcionários, o banco recuou e a proposta foi encaminhada às assembleias com recomendação de aprovação (leia mais sobre a proposta do BB).
Quando vem a PLR?
Esta é a pergunta mais frequente feita pela categoria no momento. Pelo texto da CCT, os bancos têm até o dia 30 de setembro para fazer a antecipação da PLR. Mas, durante as negociações, a Fenaban disse que, se as propostas forem aprovadas pelas assembleias e assinadas pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), sindicatos e pela Fenaban até o dia 2 de setembro, muitos bancos já efetuam o pagamento até o dia 9 de setembro.
#BORAGANHARESSEJOGO, BANCÁRIOS, CAMPANHA DOS BANCÁRIOS 2022, CAMPANHA NACIONAL 2022, CAMPANHA NACIONAL DOS BANCÁRIOS 2022
Fonte:

MAIS NOTÍCIAS